Assistência Social

Secretária de Assistência Social : Elizete da Conceição Silva Borges

Telefone : (038) 37581279

A Secretaria Municipal de Assistência Social, tem por finalidade planejar, implementar, executar, coordenar e monitorar a política municipal de assistência social como parte integrante do Sistema Único de Assistência Social(SUAS).

As ações da secretaria, articuladas com as demais políticas públicas, buscam promover os direitos de cidadania e a autonomia dos cidadãos sendodirecionadas à criança, ao adolescente, ao jovem, à mulher, ao idoso, à família, à pessoa com deficiência, à população de rua e mendigante, pessoas com deficiência, ao trabalho, a assistência social e suas relações.

Órgão coordena a política de assistência Social no município, orientada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conforme legislação vigente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

O município, por meio de ações e projetos, alimenta o Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social, Rede Suas.

Horário Assistência Social : 12:00 as 18:00

 Além disso, estão vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Telecentro, Conselho Tutelar.

 CRAS

 O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à de proteção social de assistência social.

Objetivo

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e ricos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Funções do CRAS 

O CRAS diferencia-se das demais unidades de assistência social pois desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família - PAIF. É função do CRAS junto com sua equipe articular a rede socioassistencial de proteção social básica referenciada ao CRAS, promover a articulação intersetorial e a busca ativa, todas realizadas no território de abrangência do CRAS.

Horário Funcionamento do CRAS : 08:00 as 17:00

Conselhos vinculados a secretaria:

1-Conselho dos direitos da criança e do adolescente

2-Conselho Tutelar

3-Conselho de Habitação

4-Conselho do Idoso

5-Conselho da Assistência Social

6-Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional